Blog do Fabio Jr

O blog que fala o que quer, porque nunca tem culpa de nada.

Pesquise no Blogue:

Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Desenganos da vida humana, metaforicamente - Com análise

É a vaidade, Fábio, nesta vida,
Rosa, que da manhã lisonjeada,
Púrpuras mil, com ambição dourada,
Airosa rompe, arrasta presumida.
É planta, que de abril favorecida,
Por mares de soberba desatada,
Florida galeota empavesada,
Sulca ufana, navega destemida.
É nau enfim, que em breve ligeireza
Com presunção de Fênix generosa,
Galhardias apresta, alentos preza:
Mas ser planta, ser rosa, nau vistosa
De que importa, se aguarda sem defesa
Penha a nau, ferro a planta, tarde a rosa?


Análise 
No tocante à forma, o poema gregoriano em questão é um soneto petrarquiano (duas estrofes de 4 versos e dois tercetos de três versos), no qual o padrão das rimas pauta-se em: ABBA dos dois quartetos, CDE e DCD, no primeiro e segundo terceto, respectivamente. Ademais, por ser um poema que se adequa ao cultismo (um dos estilos da arte barroca), percebe-se que Gregório de Matos valeu-se da exploração do jogo de palavras, das metáforas, dos hipérbatos (inversões sintáticas), etc.
O “título do poema”, isto é, sua didascália, já informa ao leitor que o eu-lírico tratará dos desenganos da vida humana, valendo-se de metáforas. E, um desses desenganos, o qual será alvo do poeta no decorrer das estrofes, é a vaidade. Por isso, no primeiro verso, o sujeito lírico explica a Fábio os desenganos daqueles que se deixam tomar pela efêmera vaidade, que por si só em sua acepção, já remete a algo ligeiro; rapidez essa que também será tratada durante o decurso dos versos. Por isso, na primeira estrofe a vaidade é comparada a uma rosa vermelha, cheia de vida, que surge ambiciosa e orgulhosa. Interessante perceber que o eu-lírico vale-se de vários adjetivos para mostrar a vaidade dessa flor, ou seja, adorna os versos da primeira estrofe, barrocamente, isto é, emprega o excesso característico da arte barroca.
Na segunda estrofe, por seu turno, o eu-lírico, ao utilizar a expressão “planta de abril favorecida”, no primeiro verso, fala da mocidade que também não é  permanente, haja vista que o tempo corrompe-a. A vaidade é, então, metaforicamente, comparada a uma pequena embarcação, cuja empáfia é tão grande como o mar. Porém, esse barco, que abre as águas, navega vaidosa e rapidamente.
Na terceira estrofe, a vaidade é, desta vez, comparada com uma nau, uma embarcação bem maior, que também se jacta, é soberba e, além disso, é marcada pela rapidez.
Cabe ressaltar também que há uma gradação das metáforas usadas para representar a vaidade, posto  que o poeta parte de um algo menor, a rosa, passa pela galeota (embarcação menor, porém, logicamente, maior que uma rosa), até chegar a uma nau (grande embarcação).
No último terceto, o eu-lírico, que por meio das metáforas falou do orgulho e da vaidade, acentuando a todo momento que esta é ligeira, mostra de que nada vale a vaidade humana. A soberba é um desengano haja vista que tudo chega ao fim, assim como a nau que vai de encontro ao penhasco, a planta que é ferrada e a rosa que à tarde já não romperá mais airosa, pois também se finda.
Para findar, pode-se dizer que este poema de Gregório de Matos é marcado por uma reflexão moralizante, uma vez que mostra que a vida na terra é efêmera, passageira e ligeira, e, por isso,  o fim sempre está próximo.





Um comentário: