Blog do Fabio Jr

O blog que fala o que quer, porque nunca tem culpa de nada.

Pesquise no Blogue:

Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de março de 2014

IR 2014: é melhor declarar pelo modelo completo ou simplificado?

Algumas pessoas têm dúvidas sobre o que é declaração simplificada e completa e qual é a mais vantajosa. A declaração mais vantajosa será aquela que resultar numa restituição do Imposto de Renda maior ou num valor menor de IR a pagar. 
Leia a seguir a resposta a algumas dúvidas:
O que é a declaração simplificada?
É a declaração em que se adota um desconto de 20% sobre os rendimentos tributáveis. Este desconto abrange todas as deduções com despesas médicas, de instrução, com dependentes, etc. que o contribuinte possa ter tido. Não há necessidade de comprovação e o desconto está limitado a R$ 15.197,02. Pode ser utilizado independentemente do montante dos rendimentos recebidos e do número de fontes pagadoras.
O que é a declaração completa?
É a declaração em que o contribuinte declara uma por uma das despesas que teve durante o ano, como gastos com dependentes, despesas médicas, etc. Há necessidade de comprovação destas despesas. Estes comprovantes devem ficar guardados por no mínimo 5 anos.
O que é mais vantajoso, declarar pelo modelo simplificado ou completo?
Depende da quantidade de deduções que o contribuinte tem a fazer. Se os gastos com dependentes, despesas médicas, com educação, pensão alimentícia, livro-caixa e previdência ultrapassarem os R$ 15.197,02, pode ser mais vantajoso declarar pelo modelo completo. O próprio programa mostra qual é a opção pela qual o contribuinte paga menos imposto ou restitui mais.
Fonte: Receita Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário