Blog do Fabio Jr

O blog que fala o que quer, porque nunca tem culpa de nada.

Pesquise no Blogue:

Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de março de 2013

FK Estrela Vermelha de Belgrado


Nome Oficial: (Фудбалски клуб Црвена звезда ou Fudbalski Klub Crvena Zvezda) é um dos clubes de futebol mais populares da República da Sérvia.
O uniforme titular da equipe é composto por camiseta com listras verticais vermelhas e brancas, com calção e meias vermelhas.
Foi o último campeão do Campeonato Iugoslavo de Futebol, antes da dissolução do país (temporada 1990/91), assim como o primeiro campeão do campeonato na nova Iugoslávia (1991/92). Anos depois, foi também o último campeão doCampeonato Servio-Montenegrino antes da separação das Repúblicas (temporada 2005/06) - ano em que fez a dobradinha vencendo a Copa da Sérvia e Montenegro - e o primeiro campeão do recém-criado Campeonato Sérvio (2006/07), fazendo outra dobradinha, conquistando também a Copa da Sérvia.
Seu período áureo foi em 1991, ano em que conquistou tanto o Campeonato Iugoslavo quanto a Liga dos Campeões da UEFA e o Mundial Interclubes. A equipe era a base da seleção de seu país, considerada a melhor de sua história.
A final europeia foi conquistada em Bari, na Itália, no dia 29 de maio de 1991. O adversário foi o temível Olympique de Marselha. O herói da partida foi o goleiro Stojanovic, que segurou o placar de 0 a 0 nos 120 minutos e garantiu a vitória nos pênaltis. Esta vitória classificou o time para a final do Copa Intercontinetal em Tóquio, no dia 8 de dezembro, contra o Colo Colo do Chile. E a vitória veio mesmo com 10 homens em campo (o capitão e principal jogador, Dejan Savićević, recebeu cartão vermelho nos primeiros segundos de jogo), com um placar de 3 a 0. Dois gols foram marcados por Vladimir Jugović. Além dos citados, o time contava na época com jogadores como Siniša Mihajlović, Darko Pančev e Robert Prosinečki, além do técnico Ljupko Petrović.
Antes, já havia conquistado dois torneios a nível europeu, a Mitropa Cup, precursora da Copa dos Campeões da Europa, disputada pelas melhores equipes do continente na época. Em 1958 venceu o torneio em sua versão não-oficial (chamada Donau Cup), e em 1968 foi campeão do torneio pela última vez (única em versão oficial), vencendo na final o Spartak Trnava da Tchecoslováquia, que havia eliminado a Roma.
O seu maior rival é o Partizan, também da cidade de Belgrado. O jogo entre as duas equipes é chamado de O Eterno Clássico (вечити дерби).


Títulos.

Entre os principais títulos do Estrela Vermelha estão, 1 torneio Intercontinental (copa Europeia/ Sul-Americana), 1 Liga dos campeões da UEFA, 2 copa Mitropa, e 47 títulos nacionais.




O time de Belgrado já teve jogadores bem conhecidos dos brasileiros, como o sérvio Dejan Petković e Nemanja Vidić  hoje no Manchester United.
Atualmente o time conta com os brasileiros: Gabriel Souza Araújo, Evandro Goebel, Vinícius Pacheco, Rafael Reis, Bruno Mezenga e Maicon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário