Blog do Fabio Jr

O blog que fala o que quer, porque nunca tem culpa de nada.

Pesquise no Blogue:

Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O Homem da Máscara de Ferro



O Homem da Máscara de Ferro é um nome dado a um prisioneiro preso como Dauger Eustache em 1669. Ele foi mantido sob a custódia do carcereiro mesmo há 34 anos. Sua identidade foi exaustivamente discutida, porque ninguém nunca viu seu rosto, que estava escondido por uma máscara de pano ou de veludo preto ou ferro. Que fatos são conhecidos sobre este prisioneiro são baseadas principalmente sobre a correspondência entre seu carcereiro e seus superiores, em Paris.

Os primeiros registros sobreviventes do prisioneiro mascarado são de julho de 1669, quando o ministro de Luís XIV enviou uma carta ao governador da prisão de Pignerol informando-lhe que um preso chamado Eustache Dauger deve chegar no mês que vem. Os historiadores notaram que o Dauger Eustache nome estava escrito em uma caligrafia diferente do resto do texto, sugerindo que, enquanto um funcionário escreveu a carta sob ditado, um terceiro, muito provavelmente, o próprio ministro, acrescentou o nome depois.

O governador foi instruído a preparar uma cela com múltiplas portas, um fechamento sobre o outro, para evitar que alguém do lado de fora ouvindo dentro O próprio governador era ver Dauger apenas uma vez por dia, a fim de fornecer alimentos e tudo o que ele precisava. Dauger também era para ser dito que se ele falasse de outra coisa que suas necessidades imediatas ele seria morto. De acordo com muitas versões dessa lenda, o preso usava a máscara em todos os momentos.

A prisão de Pignerol foi usado para homens que eram considerados uma vergonha para o estado e, geralmente realizada apenas um punhado de prisioneiros em um momento, alguns dos quais eram funcionários importantes e ricos e concedidos. Um prisioneiro, manobrista Nicolas Fouquet foi muitas vezes mal e assim foi dada permissão para Dauger para servir Fouquet sob a condição de que ele nunca se encontrou com ninguém. O fato de que Dauger serviu como um manobrista é um passo importante para enquanto Fouquet nunca foi esperado para ser lançado, outros prisioneiros eram, e pode ter se espalhado palavra de existência do Dauger.

Na época, o governador foi oferecido cargos em outras prisões e cada vez que ele se mudou Dauger foi com ele até que ele morreu em 1703 e foi enterrado sob o nome de Marchioly. Embora ela possa ter sido apenas repetindo rumores Em 1711, o rei Luís da irmã-de-lei, em carta que o prisioneiro tinha "dois mosqueteiros ao seu lado para matá-lo se ele tirou a máscara".

Em 1771, Voltaire afirmou que o prisioneiro era o irmão mais velho, ilegítima de Luís XIV, mas outras teorias incluem que ele era um marechal da França, Richard Cromwell, ou François, duque de Beaufort, um filho ilegítimo de Carlos II, entre outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário