Blog do Fabio Jr

O blog que fala o que quer, porque nunca tem culpa de nada.

Pesquise no Blogue:

Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Duas Paris

Paris poderia ser dupla?


E se Paris fosse duas? Reproduções da Cidade Luz a uma curta distância a partir da original, pode ter existido em 1918, na época dos primeiros inimigos aéreos  atrair pilotos a um manequim, uma cópia. A ideia parece incrível hoje. No entanto, ela existiu. e nós pesquisamos tudo.




apresentação

No final da Primeira Guerra Mundial, o governo francês teria planejado a construção de uma segunda Paris, uma cidade falsa para servir de isca para pilotos alemães em rota de bombardeio a capital. Sua construção foi planejada perto de Maisons-Laffitte e reproduzida alguns elementos da paisagem parisiense: um braço do Rio Sena, Place de l'Etoile e da Ópera, dos Grands Boulevards. Projetado em um momento em que aviadores navegavam sem radar e poderiam ser enganados por falsas luzes, este projeto único é examinado por Xavier Boissel, examinando antigos livros em busca de relíquias e elaborando um mapa diferente da verdadeira Paris, da cidade por excelência chamariz.





Entrevista com Xavier Boissel

 A "Paris falsa", como você descobriu a sua existência?

"Em 2006, visitando com grande interesse no Museu Carnavalet. uma  exposição dedicada a vista aérea de Paris por Roger Henrard, feitas principalmente nos anos cinquenta e sessenta. O catálogo da exposição, que é de Jean-Louis Cohen, falou (muito brevemente), em sua introdução à história da "falsa Paris" durante a Primeira Guerra Mundial. Esta anedota métait permaneceu em um canto da cabeça, sem me fazer uma investigação mais aprofundada. E os meiados de inverno passado, Jerome Schmidt, disse que tinha encontrado alguns elementos dessa história em um blog americano, e me sugeriu se dedicar neste pequeno trabalho.



Você foi em busca de vestígios, o que você descobriu?


Não é muito, muito, quase nada! Dabord deve se lembrar que a construção da falsa Paris foi inicialmente planejado em três zonas: norte-leste de Paris, outra no Noroeste, e, finalmente, outro no sul-leste, e que apenas o projeto da lua destas três áreas foi efetivamente implementado e ainda não, até o final, já que Armistice veio interromper a sua construção. Com foco nesta área que eu investiguei, para finalmente descobrir coisas que eu não encontrei. Assim, a nordeste de Paris, onde foi construído um Guarda tela falsa, descobri na área denominada "Lorme de Morlu", junto às auto-estradas A1 e A3, um livro dinfanterie construído para a defesa de Paris em 1914 transformado em balas de borracha. A cena da guerra simulada ali por quase meio século é uma simulação tamanho do jogo de vídeo, há algo de tão grandioso e terrivelmente irônico na descoberta. Além disso esperança de encontrar alguns restos, havia o desejo na minha abordagem para ir lá com sobreposição de planos "Paris fake" no território onde eu caí de alguma forma fazer surgir a partir do confronto entre o reais de hoje e sua representação, elementos mais ou menos fantástico ou estranho. Em resumo, não foi algo proveitoso neste negócio, fadados ao desapontamento inicial, caso houvesse fracasso.




Sem revelar muito do seu trabalho, por isso que a "Paris fake" não surgiu finalmente?


Simplesmente Dabord contextou: a suspensão das hostilidades em novembro encerrou o projeto (começou tarde, por volta de 1918), que fez demorar mais. Eu também, creio, que o material a considerar: a construção de uma cidade falsa não é facil, muito menos em tempo de guerra. Construir trens falsos, simular seu movimento noturno precisaria de uma logística sofisticada. Finalmente, pode-se sugerir uma outra faixa, que é o que o filósofo Bruce Bégout explora a ficção de que ele tem dedicado a esta história  poderia realmente ser errado sugerir que a segunda Paris nunca existiu, que ele caiu de uma mentira, que ele era uma espécie de chamariz quadrado, ou como pode se dizer um simulado à segunda potência.


Outros projetos desse tipo eram realizadas em outros lugares da França, ou da Europa?

França e Europa, que eu saiba, não, mas eu posso estar errado.más pelo que sei Jévoque em seu livro: Mágica Gang Jasper Maskelyne (escritor britânico), em seu livro lexploit cita a ocultação do porto de Alexandria e do Canal de Suez e projetando edifícios e ferrovias falsas antes da decisiva batalha de El Alamein, em 1942. Recentemente, um leitor do meu livro, lurbaniste Gérard Monnier, ensinou-me que, no mesmo ano, leu que a  Força Aérea dos Estados Unidos, temendo uma invasão da Costa Oeste, tinha construído uma propriedade fictícia na Califórnia, mais precisamente, um conjunto de telas pintadas cobrindo hectares, erguido acima de uma fábrica de aeronaves.


Conte-nos sobre você, o seu projeto "Dabord".

Paris, para mim, é uma pequena província nascida na França na década de sessenta, era sempre um sonho. de Criança, eu senti que secretamente cresci onde as coisas estavam acontecendo. Paris foi uma cidade que eu fantasiei do corpo da literatura, especialmente a do século XIX, que li intensamente. Eu vivi nesta cidade Dabord "literária" se posso dizer.
O que mais alimentou minha imaginação, foram as evoluções da cidade os tumultos que criei,  um grande horizonte. Criança e depois adolescente cresci em Paris: seus edifícios, sua história, seus escritores. Eu me lembro da primeira vez que eu cruzei a Passagem Verdeau, talvez a minha maior emoção na descoberta da capital, um momento quase mágico.
Hoje, ainda apaixonadamente amo esta cidade em que eu andava muito (especialmente à noite), mas essa paixão é manchada por dias maus. Eu não preciso generalizar Paris, e ao fato de que a classe trabalhadora - não só, a classe média também, e até mesmo algumas das classes mais ricas - foram impulsionado pelo preço proibitivo e ao progresso desordenado ... ir na França peri. Eu mesmo nem escapar não no muito curto prazo, eu posso ir para Paris mexiler, província ou em outro lugar. O que era o sal e a alma desta cidade passou, e isso é uma coisa que me incomoda no ponto mais alto, ver, por exemplo, que se tornaram os bairros centrais mergulhar em uma aflição real. Com roupas lojas que substituíram as livrarias, bares temáticos que substituíram todos os bistrôs próprias pequenas, neo-duas pessoas muito felizes que os substituíram com as meias velhas pequenos pendurados seu saco e seu preço média de € 8.500 por metro quadrado, também no sentido de que Paris é uma ilusão ...







Nenhum comentário:

Postar um comentário